Protocolo SIP: O que é? O que tem a ver com VoIP?

A tecnologia VoIP SIP está inserida em nosso dia-a-dia, principalmente sobre suas vantagens. No ambiente empresarial, o VoIP é uma realidade, já que ela possibilitou reduções de custos significativas com a comunicação, tanto externa quanto interna.

Porém, no dia-a-dia já estamos familiarizados com o VoIP, principalmente com a pandemia! Todo mundo fez uma ligação utilizando dados, ou até mesmo uma videochamada para uma reunião ou conversas com amigos e familiares!

No entanto, existem aspectos por trás da tecnologia que você precisa conhecer, e uma delas é o VoIP SIP. O protocolo SIP é que o permite o funcionamento da tecnologia VoIP! Mas você quer saber como funciona? E qual sua importância? Veja a seguir!

Você sabe o que é o Protocolo SIP?

Primeiramente, entenda o que significa SIP – Session Initiation Protocol, que na tradução literal, significa: Protocolo de Iniciação de Sessão! Basicamente, é o protocolo que permite que uma sessão seja iniciada a partir do uso de dados.

No entanto, explicando um pouco mais sobre o protocolo SIP, ele funciona como uma sinalização de sessões iniciadas como multimidia. Sua principal função é o estabelecimento, modificação e conclusão das sessões.

Considera-se sessão uma chamada multimidia, que pode ser de voz ou vídeo, entre dois indivíduos ou uma conferência!

Além disso, o protocolo SIP possui outra função, que é a incorporação do conceito de portas fixas a todos os dispositivos que iniciam uma sessão. E ainda autoriza o uso de Proxy, para aumentar a segurança da rede que está com a chamada em andamento.

O protocolo SIP está pautado em linguagem textual, então pode ser interpretado facilmente através de linguagens como o Java. Sua estrutura é semelhante ao protocolo HTTP.

Dessa forma, todas as solicitações são geradas pelo cliente, e direcionadas ao servidor responsável por processar tais solicitações, para que então seja possível dar o retorno ao cliente.

Dessa forma, todas as solicitações são geradas pelo cliente, e direcionadas ao servidor responsável por processar tais solicitações, para que então seja possível dar o retorno ao cliente.

Como funciona o protocolo VoIP SIP?

Quando iniciar uma chamada de voz sobre dados (VoIP), precisamos iniciar uma conexão, pense como uma chamada no WhatsApp, ele inicia a conexão, estabelece a conexão, para que só então a chamada se inicia (considerando que o indivíduo do outro lado atenda a chamada).

Nesse momento, o protocolo SIP sinalizou para a rede que iniciou uma sessão multimidia oriunda de um determinado IP. Ao longo de toda a duração, ele mantém a conexão, e enviando sinais de que aquela conexão está ativa.

No momento em que aquela conexão é finalizada, é enviado uma nova sinalização de que a chamada multimidia iniciada a partir do IP xxx, foi finalizada!

Existem vários recursos que estão disponíveis no VoIP SIP, como:

  • Compartilhamento de vídeos , de dados, de textos;
  • Chats;
  • Entre outros.

A telefonia móvel é o principal foco do protocolo SIP. No entanto, tem mostrado resultados bem relevantes quanto ao uso em desktops para reuniões, por exemplo. E isso pode ser amplamente conferido ao longo da pandemia, onde as reuniões migraram para o âmbito virtual.

Há estudos que estão cogitando ampliar o uso deste protocolo em mais segmentos, já que atualmente ele é focado apenas na comunicação, como por exemplo no uso em produtos, nas redes de ensino ou até mesmo em jogos interativos. Adicionalmente, o protocolo SIP atua com vários tipos de servidores, conheça os principais a seguir!

Quais são os principais servidores VoIP SIP?

Para que a comunicação a partir do uso do protocolo SIP seja permitida, é necessário o uso de servidores específicos. Por isso, conheça-os.

SIP Proxy

O servidor Proxy SIP possibilita e facilita o processo de troca de sinalizações do protocolo SIP, sendo o principal responsável do local de onde está partindo a sinalização.

Ao receber uma requisição SIP, existe a sinalização sobre o destino da mensagem, e do servidor proxy do destino, para que assim seja possível a realização do encaminhamento.

Para a contabilização das sessões e requisições feitas, processo esse conhecido como Billing, são utilizadas as informações do servidor Proxy.

Servidor de Redirecionamento

Da mesma forma como acontece no servidor Proxy, o servidor de redirecionamento auxilia na busca pelo destino da mensagem que foi requisitada na abertura de sessão.

No entanto, neste caso, não existe o encaminhamento das requisições SIP. Ele responde apenas qual é o destino, ou qual seria o servidor de redirecionamento mais próximo para chegar até aquele destino, não tendo a comunicação direta, como acontece no servidor Proxy.

Servidor de Registro

Por fim, chegamos até o Servidor de Registro, ou como é conhecido como Register, ele é o responsável pela atualização do bando de dados, que são utilizados pelos servidores de redirecionamento e de proxy.

A cada requisição feita, e sessão iniciada, que tenha um dos servidores envolvidos, o servidor de registros realiza a inserção desse registro em seu banco, mantendo todo o histórico.

Agende uma demonstração para melhorar os resultados da operação da sua empresa.