O discador preditivo é um excelente aliado para as empresas. Enfim, essa nova tecnologia promete revolucionar o setor de call center de sua empresa, diminuindo os custos gerais e melhorando a agilidade dos processos.
Diariamente diversas pessoas entram em contato com o call center de uma empresa. E, independentemente do motivo, acabam ouvindo alguns efeitos sonoros que se estendem por um longo período de tempo. Isso é um grande causador de estresse, mas pode ser evitado.
Graças ao constante avanço tecnológico, novas ferramentas foram criadas para automatizar os serviços de uma empresa. Uma delas é o discador preditivo, que entrega maior autonomia e agilidade nos processos. Conheça, a seguir, mais informações!
O que é discador preditivo e como ele funciona?
Primeiramente, a principal função de um discador preditivo é realizar uma série de ligações programadas, tudo isso de maneira automática! O sistema utiliza como base para realizar o banco de dados, disparando automaticamente as ligações.
Além disso, uma das principais características do discador é diminuir o tempo de duração ao realizar essa ação. Com essa ferramenta, é possível lidar com a perda de tempo relacionada aos números que estão indisponíveis ou colocar na lista de espera.
Esse discador preditivo funciona a partir de um sistema inteligente, o qual é baseado em algoritmos. Dessa forma, enquanto o agente está realizando uma ligação, uma nova discagem é realizada.
O próprio sistema consegue prever quando uma ligação será desligada. Então, a partir disso, prepara o sistema para que novas ligações sejam feitas, isso reduz consideravelmente a perda de tempo.
Por que implementar o discador preditivo em sua empresa?
Como citado anteriormente, esse sistema consegue prever o tempo das ligações que foram realizadas e atendidas corretamente. E, a partir desses dados, consegue melhorar a gestão de tempo da empresa, principalmente no setor de call center.
Assim que as chamadas são atendidas, elas são encaminhadas automaticamente para um atendente do local. Ou seja, para que o discador funcione corretamente, tudo depende da ação do receptor da chamada, e não do agente.
O tempo médio de ligação sofre modificações, assim como o número de agentes disponíveis para completá-las. Enfim, por se tratar de um sistema que funciona de forma preditiva, é possível adaptar a empresa em todas as situações!
Por utilizar como base um cálculo estatístico, é possível identificar o momento mais provável da ligação ser atendida e realizá-la nesse período. Porém, antes de implementar o discador preditivo em sua empresa, é necessário conhecer os principais motivos para realizar a ação.
1. Evita o desperdício de ligações
Por se tratar de um discador que identifica rapidamente quando uma ligação é ou não atendida, é possível evitar o desperdício dessas chamadas, principalmente quando o objetivo final não for alcançado.
Quando esse tipo de situação acontece, o discador passará longe das ligações que não serão completadas. Então, além de evitar o desperdício das chamadas, é possível melhorar o tempo e produtividade do setor.
2. Diminui a ociosidade
Quando as ligações que não serão completadas são evitadas pelo discador, os operadores não perdem tempo com a ociosidade. Isso aumenta consideravelmente a produtividade do setor.
No momento em que a ligação acontece dentro dos parâmetros adequados, o resultado será eficiente! Nesse sentido, não somente a operação da empresa melhora, como também a dos profissionais.
3. Reduz os custos da empresa
Ao implementar essa ferramenta em sua empresa, alguns custos são diminuídos, melhorando a economia no final do mês.
O motivo disso acontecer é o seguinte: com menos ligações desperdiçadas, o call center gasta menos com as taxas para realizar as chamadas.
4. Melhora o banco de dados
Ao implementar o discador preditivo no call center, além de otimizar o tempo da empresa, existe uma melhoria no banco de dados.
Isso porque, como o sistema realiza ligações prévias para os números, aqueles que não existem ou estão ocupados, são alocados em um tipo específico de banco de dados.
Dessa forma, com eles mantidos em um lugar específico, é possível testá-los futuramente e melhorar o processo do call center.
5. Melhora o atendimento da empresa
Por fim, mas não menos importante, ao implementar esse recurso em sua empresa, o atendimento melhora consideravelmente. Além disso, os resultados obtidos por conta disso são os melhores possíveis!
Com as ligações sendo distribuídas entre os profissionais do call center, o atendimento será de qualidade! Além disso, o cliente costuma sair ainda mais satisfeito, pois o esclarecimento das dúvidas ou outros questionamentos será feito com agilidade.
Vale a pena implementar o discador preditivo?
Agora que você conhece todas as características e as vantagens do discador preditivo, já percebeu que ele é um excelente aliado para o dia a dia de uma empresa.
Afinal, além de otimizar o processo do call center, a empresa economiza dinheiro que seria gasto com as taxas de ligações.
Vale ressaltar que os clientes também têm acesso ao melhor atendimento, melhorando o relacionamento entre empresa e cliente.